A Universidade Pública é a Sociedade

O que é Universidade Pública? É Ensino de Graduação e Pós-graduação, Pesquisa e Extensão Universitária, o que significa ser responsável pela formação permanente filosófica, artística, científica e tecnológica de estudantes que objetivam apreender com seus professores conhecimentos e, consequentemente, compartilhar com as pessoas em busca do que se entende por um viver social digno e justo.

Os currículos acadêmicos da Universidade Pública abrangem um conjunto crítico, temático e interdisciplinar de conteúdos das ciências humanas, biológicas e exatas, em que corpos docentes e de pesquisadores definem o perfil profissional do egresso a ser formado para corresponder, de forma diferenciada, ao mundo, especialmente o do trabalho.

As aulas preparadas e ministradas por professores-doutores-pesquisadores durante sete dias da semana propiciam aos estudantes um universo de reflexões, debates, análises, sínteses, críticas e perspectivas inovadoras do pensar e agir social/profissionalmente.

Para tanto, docentes se dedicam exclusivamente e integralmente aos estudos da cultura, ciências e tecnologias para melhor desempenho da/na sua prática pedagógica, a fim de garantir o efetivo processo de aprendizagem de seus estudantes e, especialmente, a formação de novas gerações de pensadores, conscientes e determinados a gerar impacto favorável rumo a transformações sociais de um cotidiano brasileiro que não mais satisfaz.

Os conteúdos de aulas acadêmicas oriundos da produção filosófica, artística, científica e tecnológica são desenvolvidos e aprimorados pelos corpos docentes universitários, que ensinam e pesquisam durante sete dias da semana variados fenômenos da natureza e sociais da civilização humana.

Apesar de tudo isso, há os que insistem em dizer que a Universidade é distante da Sociedade, como se houvesse uma competição em que A são os jogadores da Universidade Pública; e B, os jogadores da Sociedade! Os que assim acreditam parecem perguntar quem pode mais: A ou B?

Esse pensamento talvez seja o principal desafio a ser enfrentado. A Universidade Pública é a Sociedade! E, especificamente, a Unesp – Universidade Estadual Paulista tem cumprido devida e eficazmente com sua responsabilidade social no que diz respeito à formação de professores e profissionais diferenciados cientificamente para atuação no mundo do trabalho no/do interior e Capital, principalmente, do Estado de São Paulo, bem como em termos nacionais e internacionais.

Há mais de quarenta anos, a Unesp planeja e tem efetivado parcerias com demais instituições e organizações sociais do Estado de São Paulo, Brasil e mundo, objetivando o aprimoramento das suas funções e responsabilidades acadêmicas, científicas e de extensão universitária.
Logo, não há competição entre A e B, mas uma interação em que a Sociedade vence.

___________________________

TEXTO: Dagmar Hunger é livre-docente em Educação Física e diretora da Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru.

Oscar D’Ambrosio é doutor em Educação, Arte e História da Cultura e atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Reitoria da Unesp.

 

Deixe uma resposta

*

Deixe uma resposta

*