Pesquisa, Arte e Opinião

A revista unespciência completa oito anos em 2017. Três palavras podem expressar a importância da publicação para a Universidade e para o sistema de ensino superior paulista: Pesquisa, Arte e Opinião. São elementos que, presentes na edição impressa e nos conteúdos exclusivos online, constituem diferenciais que se articulam com o tripé ensino, pesquisa e extensão no qual se fundamentam as universidades públicas, gratuitas e de qualidade.

Se entendermos a Pesquisa como um conjunto de atividades que têm por finalidade a descoberta de novos conhecimentos no domínio científico, literário e artístico sob uma investigação e/ou indagação minuciosa, a unespciência divulga aquilo que a Unesp tem de melhor nas mais diversas áreas do conhecimento, seja nas Biológicas, nas Exatas ou nas Humanidades.

 

© Depositphotos

 

Se pensarmos a Arte como a atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa realizada por meio de uma grande variedade de linguagens, como arquitetura, desenho, escultura, pintura, escrita, música, dança, teatro e cinema, em suas variadas combinações, a unespciência dá espaço para difundir processos criativos, fundamentados na percepção que tem como intuito expressar emoções e ideias de modo a dar um significado único e diferente para cada obra.

Se considerarmos Opinião como uma maneira de pensar, de ver, de julgar, de maneira pessoal, ofertando julgamentos, pareceres e pensamentos sobre os mais variados assuntos, a unespciência abre espaço para as mais diversas opiniões sobre os assuntos que já estão na mídia e sobre outros muitas vezes ignorados pelos principais veículos.

Assim, Pesquisa, Arte e Opinião se articulam para uma publicação que busca ser cada vez melhor a cada edição, em nome de uma Universidade focada na busca do conhecimento, na valorização da arte como expressão humana e na promoção da liberdade de expressão e da diversidade de pensamento.

___________________

Oscar D’Ambrosio é doutor em Educação, Arte e História da Cultura, mestre em Artes Visuais e assessor-chefe da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.

 

Deixe uma resposta

*