Sabores e aromas do fantástico Oriente

Autora é premiada na área da gastronomia e da história da alimentação

Mil e uma noites, mil e uma iguarias;
Rosa Belluzzo;
Editora Unesp;
137 páginas, R$ 68,00.

Odaliscas, sultões, palácios, riquezas, batalhas e tapetes mágicos seduzem corações e mentes desde tempos imemoriais. Esse imaginário quase onírico povoa as representações daquilo que se convencionou chamar Oriente e tem no livro das Mil e uma noites um de seus pontos mais altos. A partir desse fascínio, a pesquisadora Rosa Belluzzo convida para uma viagem rumo a esse mundo fantástico: em Mil e uma noites, mil e uma iguarias, lançamento da Editora Unesp, uma robusta pesquisa histórica caminha ao lado de receitas tradicionais da culinária árabe, em belíssimas ilustrações e gravuras que fariam inveja ao mais nababesco banquete.

“Esse inebriante panorama gastronômico merece atenção por contribuir para o despertar sensual dos contos das Mil e uma noites”, anota a autora. Fiel a esse diagnóstico, ao longo de seus dez capítulos, tal qual Sherazade enreda o sultão com sua habilidade narrativa, Rosa Belluzzo carrega os leitores para o Oriente histórico em envolvente construção textual: ora fala da história, ora traz trechos das Mil e uma noites em descrições vívidas. Ao final, uma lista de receitas, com ingredientes e modos de fazer honra as mil e uma iguarias do título.

“Esta não é nem pretende ser uma incursão metódica na riquíssima paisagem gastronômica do império de Harum al-Rashid e contemporâneos”, advertem os editores. “O objetivo aqui é muito mais modesto e se restringe não à exposição, mas à participação na atmosfera densamente perfumada que é uma das forças daquele livro. Cedamos à tentação! Partilhemos os encantos desse universo mais acessível às sensações que às palavras.”

___________

SOBRE A AUTORA
Rosa Belluzzo é autora de vasta produção na área de história da alimentação. Seus livros lhe renderam muitos prêmios no Brasil e no exterior. Publicou, entre outros, Cozinha dos imigrantes: memórias e receitas (em coautoria com Marina Heck DBA/Melhoramentos, Prêmio Jabuti 1999); Os sabores da América – Cuba, Jamaica Martinica e México (Editora Senac São Paulo, Gourmand World Cookbook Awards 2004); São Paulo: memória e sabor (Editora Unesp, Prêmio da Académie Internationale de la Gastronomie em 2009); Machado de Assis: Relíquias culinárias (Editora Unesp, 1º lugar no Prêmio Jabuti 2011) e Arte da Cozinha Brasileira (com Leonardo Arroyo, Editora Unesp, 2013, prêmios da Academia Internacional de Gastronomia e da Academia Brasileira de Gastronomia).

_________________

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site <www.editoraunesp.com.br>.

 

 

Deixe uma resposta

*