Problema e solução

Quantas vezes você já ouviu que “o próprio problema já indica a solução” ou que “é nas crises (ou desafios) que surgem as oportunidades”?

Para além dos chavões contidos nesses tipos de frase, é esse o caminho indicado por nossa matéria de capa, uma reportagem do jornalista Sérgio Santa Rosa, que acompanha de perto as atividades do câmpus de Botucatu e detalha o histórico da parceria da Unesp com a Sabesp que estudou a transformação do lodo de esgoto urbano em composto orgânico para ser utilizado em atividades agrícolas.

O projeto “Compostagem do logo de esgoto: avaliação do processo, do produto gerado e dos custos” envolveu dez pesquisadores e docentes da Faculdade de Ciências Agronômicas, do Instituto de Biociências e da própria Sabesp, foi selecionado pelo Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) da Fapesp e, após alguns anos de trabalho sério, deu um norte consistente para essa questão ambiental, inclusive com informações para a formulação de um arcabouço legal que pode tornar esta solução uma realidade viável e segura para o homem e para o meio ambiente.

Por falar em realidade, inovação e futuro, a revista traz uma reflexão interessante do professor Milton Lima Neto, docente do Instituto de Biociências do câmpus do Litoral Paulista, sobre as plantas alimentícias não convencionais e como elas poderão nos ajudar a suprir a demanda por alimentos e também um artigo construtivo focado na capacidade de inovar das empresas brasileiras e na necessidade de se fazer a gestão da inovação, escrito pelo professor David Ferreira Lopes Santos, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) do câmpus de Jaboticabal.

Esta edição da unespciência ainda conta com a colaboração especial de Malena Stariolo. Com formação em jornalismo científico, ela faz um relato sobre o laboratório subterrâneo concebido para pesquisas em um túnel na parte mais ao sul do continente, na região andina entre a Argentina e o Chile, com a finalidade de estudar os mistérios da matéria escura. Malena é bolsista do ICTP-SAIFR, braço do Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental sediado no Instituto de Física Teórica da Unesp em São Paulo.

Na área de ciências humanas, a revista tem uma preciosa colaboração da cientista social Heloisa Pait, docente da Unesp que analisa os impactos da vivência das redes sociais em nossas escolhas eleitorais, lançando perspectivas que podem ajudar você, caro e democrático leitor, a reconstruir o tecido social que possa ter perdido na polarização nossa do dia a dia dessas novas mídias, que ecoou bastante nas eleições de 2018.

Vale a pena também a leitura da entrevista de Luiz Roncari, estudioso de Guimarães Rosa, concedida ao jornalista Diego Moura a respeito de um notável livro lançado recentemente pela Editora Unesp: “Luta e Auroras – Os Avessos de Grande Sertão: Veredas”

_____________

 

Deixe uma resposta

*