Ciência de fronteira

Os agrotóxicos, embora de grande importância no controle de pragas,podem ser utilizados em quantidade excessiva em situações nas quais não existe orientação técnica adequada, o que leva a impactos negativos ao meio ambiente e à saúde humana.

É por essa fresta que o mercado de controle biológico vem crescendo mundialmente e que uma área de ciência de fronteira, a nanotecnologia, tem encontrado espaço para desenvolver novas formulações com compostos ativos de interesse agrícola, em busca de uma eficiência, digamos, “mais cirúrgica”.

Ao reduzir o volume de agrotóxicos usado em plantações, a nanotecnologia aplicada à agricultura gera, potencialmente, menor contaminação do meio ambiente, produzindo um saudável encontro das ciências agronômicas com a responsabilidade ambiental.

Esta é a nossa matéria de capa, assinada por um grupo de pesquisadores que envolve sete instituições nacionais e uma internacional, coordenado pelo professor Leonardo Fernandes Fraceto, do Instituto de Ciência e Tecnologia do câmpus Sorocaba da Unesp – outros dois câmpus da Universidade têm pesquisadores envolvidos, Jaboticabal e Ilha Solteira.

Esta edição da unespciência conta também a história por trás do livro A Illustração, por meio de uma entrevista com a professora Tania Regina de Luca, autora da obra, lançada pela Editora Unesp com apoio da Fapesp, e destaca o início do relevante trabalho de ampliação das instalações do Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (Cempas), da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia do câmpus Botucatu.

A revista ainda explica, por meio de um detalhamento cuidadoso do professor Nilson Ghirardello, os conceitos em torno do que consideramos como “patrimônio religioso” e relata a conquista histórica obtida nos EUA por alunos de graduação no iGEM, a mais importante competição universitária de biotecnologia do mundo.

Nosso artigo é assinado pelo professor Mauro Galetti, do câmpus Rio Claro, sobre a jacutinga, ave característica da Mata Atlântica ameaçada de extinção.

_____________

 

Deixe uma resposta

*